quarta-feira, 13 de junho de 2007

Respostas à carta enviada pela Carmo

Caros Colegas Pepap's:
Na consequência da nossa iniciativa,enviando email para alguns orgãos do Governo, recebi a resposta em baixo e o anexo, de 1 deputado do PCP (eu tb enviei para Partidos Politicos com representação parlamentar, bem como para canais de TV).Constatarão que o assunto não irá mt mais longe do que isto, mas pelo menos alguém nos ouviu. Devo acrescentar que tb o BE me resp, afirmando dar contnuidade ao assunto.

Requerimento
(28-02-2007)


Assunto: Não integração dos estagiários da administração pública nos serviços.
Apresentado por: Deputado Miguel Tiago e Deputado Jorge Machado(PCP)

Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia da República,

Ao abrigo de programas do Governo, anunciados há pouco mais de um ano, foram enquadrados em serviços da Administração Pública diversos, muitos estagiários de diferentes áreas de formação. Com esta medida, o Governo anunciou o objectivo de revitalização de serviços e de modernização da Administração Pública.

Segundo números anunciados pelo próprio Governo, cerca de 3000 estagiários seriam englobados pelo Programa de Estágios na Administração Pública. O mesmo número é agora anunciado como o volume de estágios que não terão qualquer sequência nos serviços onde se integraram ou em qualquer outro da Administração Pública.

Vários órgãos de Comunicação Social e muitos testemunhos de afectados directos confirmam que não existe nenhuma perspectiva de integração destes estagiários nos serviços onde estagiaram.

Segundo os dados de que o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português dispõe, nenhum desses estagiários será integrado no serviço onde estagiou. Este dado aponta para um acréscimo directo no número de desempregados e denuncia uma posição incompreensível do próprio Governo, já que é admitida pelos próprios serviços a necessidade de novos quadros e é apontado o facto de que muitos destes estagiários terem tido um bom desempenho sem que se identifiquem motivos para a sua não continuidade nos serviços.

Nestes termos, ao abrigo da alínea e) do artigo 156º da Constituição da República Portuguesa e da alínea l) do n.º 1 do artigo 5º do Regimento da Assembleia da República, requeiro ao Governo, através do Ministério das Finanças e Administração Pública, que me informe do seguinte:

1 - qual o número de estagiários que desempenham ou desempenharam estágio ao abrigo do Programa de Estágios na Administração Pública e quais os serviços em que estagiaram?

- qual o número de estagiários ao abrigo do referido programa a quem não será proposta continuidade no serviço após o estágio, no quadro da Administração Pública?

- Que motivos justificam a decisão de não encaminhar nenhum destes estagiários para a Administração Pública após terminados os períodos de estágio?

- Que esforços levará a cabo o Governo para garantir a empregabilidade dos referidos estagiários?

Os Deputados,

Miguel Tiago Jorge Machado

24 comentários:

Blog se vê ... a Lua disse...

Afinal ainda somos ouvidos! Pena é que não nos ouçam o suficiente para fazer alguma coisa!
Bem .. só nos resta esperar! e confiar no ditado: água mol em pedra dura.. tanto bate até q fura!
Continuem a lutar! eu agora resta-me apoio sazonal noutra área! engraçado! tb encontrei uma outra colega PEPAP aonde estou a fazer apoio sazonal! o mundo e pequeno!
Beijinhos Sónia

Unknown disse...

Olá a todos,
Pois é, sou mais uma das colegas PEPAP, e tal como vcs, tb me sinto revoltada com tudo isto.
Gostaria de saber se algum de vós sabe se o assunto já foi levado `Assembleia da República.
Não e que eu esteja à espera de grandes milagres, mas se há alguma coisa que provoque comichão ao Governo, melhor ainda.
Também já enviei o mail sugerido às entidades referidas.

Bjokas

Florbela

Li disse...

Olá!

Gostaria de saber se alguém já recebeu o certificado do estágio a que temos POR LEI direito! Eu terminei o estágio há mes e meio (continuo desempregada e curiosamente nem para entrevistas chamam, antigamente ainda chamavam!) e ainda não recebi o tal certificado, em que apenas vem a nota que assinamos no último dia e a área funcional...

Pergunto-me se as nossas notas já terão sido enviadas para a DGAP.. Penso que todos sabem que segundo o artigo 9, 10 e 11 da regulamentação dos estágios temos direito a integrar uma bolsa, da qual os organismos públicos se devem socorrer em casos de recrutamento. É que ainda vou vendo alguns concursos da minha área, mas não é injusto concorrer em igualdade de circunstância dos demais quando deveriamos ter essa bolsa a salvaguardar o nosso direito a prioridade?! É isso e os organismos demorarem MESES no tal processo de recrutamento que poderia ser facilitado com a tal bolsa.

Não será altura de contactarmos a dgap a fazer pressão para a criação da tal bolsa?

Unknown disse...

Olá Li,
Quanto à tua questão dos certificados, eu já o recebi à coisa de 3 semanas, mais ou menos 2 meses depois de ter terminado o Estágio. Mas olho para aquilo e perguntou-me do que vale ter tido a classificação máxima e mais uns elogios que lá vem. Pelo vistos nada!
Também continuo desempregada e tal como tu nem para entrevistas me chamam. Vê lá que até para repositora do Minipreço me responderam que a minha candidatura não tinha sido considerada! Não sei onde vamos parar assim!!

Bjokas e boa sorte

Florbela

mary disse...

Olá a todos,
Sou mais uma estagiária PEPAP que já terminou há algum tempo e continua desempregada... e tal como alguns de vocês ainda nem para entrevistas fui chamada.
Também continuo à espera do certificado.
Quanto à bolsa de que falam, não sei se foi criada, mas as informações que tenho é que em caso de recrutamento nós, estagiários PEPAP, temos preferência em relação a outros candidatos. Resta saber se é verdade! De qualquer forma é uma boa ideia estabelecer contacto com a DGAP...
Não é que eu esteja à espera de milagres, mas como diz o ditado, "a esperança é a última a morrer" por isso não desistam e não deixem que este blog fique por aqui. É uma boa forma de nos mantermos informados e sabermos o desenrolar da nossa situação. Cada um de nós tem acesso a informações diferentes, por isso devem ser partilhadas de forma a tentarmos perceber se existem hipóteses de integração futura.
É verdade, também já ouvi dizer que alguns estagiários PEPAP estão a assinar contratos de trabalho. Mais uma vez não sei até que ponto esta informação é verdadeira.

Beijinhos e boa sorte a todos!

Unknown disse...

Olá boa tarde a todos. J

Acabei de ver neste exacto momento que já está disponível no site da Bolsa de emprego público os primeiros 600 e qualquer coisa...estagiários com aprovação em estágio. Penso que esta lista será engrossada à medida que a informação for chegando à dgap.
Outra coisa que queria partilhar convosco, era para o facto de já sabermos que alguns colegas ficaram.. uns temporariamente, outros até... tiveram mto mais sorte.. tanto na DGO como na secretaria geral do ministério das obras públicas abriram em finais de maio concursos externos, adivinhem para quem se destinavam?? Para os nossos colegas estagiários ( e ainda bem!!). esta informação sei de fonte segura... !! so n entendo... é pk há dinheiro para certos organismos poderem abrir concursos e para outros não. !!! ainda para mais mts de nós estivemos a estagiarem organismos onde havia falta de pessoal sobretudo ao nível técnico!! Mas enfim.... bem o importante é que parece que a bolsa está a dar os primeiros passos.... agora resta-nos esperar pacientemente para mais desenvolvimentos.

Bjs e abraços

Grupo de Estagiários/as PEPAP disse...

Olá!
Os/As estagiários/as devem receber o certificado no dia em que terminam o estágio. no dia em que saímos toda a nossa situação deve ficar resolvida! Até porque, sem a avaliação, não podemos fazer a inscrição no iefp. por falar nisso. têm-se inscrito?
sei que há casos em que isso não aconteceu. mas sei q uma das pessoas em causa fez queixa à degap e ao presidente do organismo sobre a inércia do tutor em resolver a situação. penso que devem fazer o mesmo. em casos extremos: fazer queixa à UE! Aliás, devíamos fazer uma queixa à EU por má utilização dos dinheiros comunitários!

Li disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Li disse...

Eu recebi a avaliação, que assinei, mas não o certificado, continuo à espera do mesmo.

No entanto vou concorrer a um concurso da minha área, e nem tenho o mesmo para enviar juntamente com documentos e certificado de habilitações. E não era suposto termos prioridade?

Tiago já vi os estagiários aprovados, o meu nome já consta na lista, mas esta bolsa já está disponível aos organismos? Se alguém já contactou a DGAP por favor diga qq coisa.

Bjs e boa sorte a todos

PS: entrentanto já fui a umas poucas entrevistas

Unknown disse...

Olá a todos,
Po sugestão do colega Daniel Pinto, mandei o e-mail por ele sugerido com as devidas alterações, para todos os organismos por ele descrito mais ao ministério que tutelou o meu estágio.
Entretanto recebi um e-mail do Provedor da Justiça a pedir que enviasse antes ou por escrito ou através do site. Hoje recebi novo e-maildo Gabinete do Ministério da Justiça, com meu conhecimento, dirigido Gabinete do Minsitro do Trabalho e de Solidariedade Social.
Quem mandou e-mail para os organismos, também recebeu estas respostas e/ou outras? Tem alguma novidade do impacto ou não que estes e-mail possam estar a causar?

Bjs e boa sorte a todos

Florbela

Sofia Melo disse...

ol� a todos
eu tamb�m n�o recebi o meu certificado, e h� quase dois meses que o pedi, porque precisava de o mandar para um concurso. nada, at� hoje. � esse o tratamento que nos d�o. mais: no organismo (local) em que fiz est�gio, h� uma vaga aberta, faz muita falta um t�cnico, e a resposta � minha candidatura espont�nea foi que "as contrata�es estavam congeladas". no entanto, piada � ter havido um ou outro descongelamento de vagas para algumas pessoas, muito antes de acabarem os est�gios, em organismos centrais j� eles repletos de pessoal... enfim.
O meu nome tb aparece na lista... resta saber se algu�m liga �quilo...
Boa sorte a todos!!

Li disse...

Colegas, mais uma vaga na bep para a área em que estagiei. Não entendo, vou contactar a DGAP pois a lei é para cumprir. Se o nosso nome consta na lista é porque os nossos dados já estão disponíveis.

Entretanto vou exigir ao organismo onde estagiei o certificado, pelo sim pelo não, vou concorrer da forma pública.

sarinha disse...

Ola, a todos!
Talvez me possam ajudar...precisava de um esclarecimento...
No site da BEP estava um anúncio para um estagio numa camara municipal para Assistente Social...dirigi-me à mesma e candidatei-me...aguardei noticias tal e qual me tinham informado, ou seja, esperei q me chamassem p entrevista...até hoje...
Descobri ontem q o lugar já foi ocupado...
Como se procedem estes concursos? Não é suposto chamarem todos os candidatos p entrevista, cm me informaram?

Agradeço algum esclarecimento q me possam dar.

Até brve!

Li disse...

O que se passa é que muitos concursos que são abertos já têm pessoa destinada, abrem para fingir que é dentro da lei. Chama-se a isso cunha.

No entanto todos os candidatos devem receber uma carta a convocá-los (mesmo que tenham que fazer os testes e a pessoa em causa ficar "surpreendentemente" em 1º lugar), ou a dizer que foram "rejeitados" do concurso e porque motivo.

No entanto, uma vez que nem foste convocada nem rejeitada, a lei também te permite apresentar queixa nestes casos, podendo até congelar o concurso. Tenta informar-te :)

hiong_nu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Olá colegas de PEPAP!
Também sou mais uma triste desempregada PEPAP.
Acho que era importante não deixarmos morrer o assunto.
Eu também enviei os e-mails, como o Daniel sugeriu, e não obtive resposta nenhuma.
Estou a pensar em Setembro voltar a atacar...Agora são férias e já ninguém se preocupa com assunto nenhum...
Quanto ás questões colocadas pela Sara e pela Li eu acho que a nossa colocação na lista poderá ter sido posterior à abertura de concurso, ou seja, o organismo pode ter colocado a questão de haver pessoas com as caracteristicas X à DGAP , há uns meses atrás, altura em que não havia lista nenhuma...
Esta é uma explicação razoavel, que pressupoe que as coisas sejam feitas com algum rigor, o que nós sabemos que nem sempre acontece.
Ah, também não podemos deixar morrer este blog, é a maneira de nos mantermos unidos (alguns, pelo menos).
Beijinhos,
Maria

Unknown disse...

Olá,
este blog é uma boa iniciativa, assim podemos trocar ideias.
Afinal a lista dos estagiários aprovados, seria p ser usada como? Caso existisse uma vaga num serviço, seriam consultados todos os estagiários PEPAP com essas qualificações, e essa consulta seria a nível nacional? Acho q os estagiários deviam poder ingressar nos serviços qd necessário. Felicidades p todos e vamos ver....

Anónima disse...

Olá,
Tenho verificado que a lista de estagiários aprovados tem sido alterada com alguma frequência. Será sinal de que o assunto não está esquecido? Também não sei como esta lista será utilizada mas acredito que não foi feita por acaso. Vamos ver...
Boa sorte a todos!

Ana disse...

Olá,
Tb sou mais uma PEPAP desempregada. Estive na DGCI durante 12 meses e tenho ligado com frequência para o servico de Recursos Humanos em Lisboa. Informaram-me da existência de uma proposta que estaria no gabinete do Ministro das Finanças.... ?
Agora vi que pretendem admitir em regime de requisição funcionários da Administração Central... sem dúvida que andam a mobilizar funcionários entre ministérios e serviços sem se lembrarem que poderiam contratar os estagiários PEPAp que durante 12 meses, esforçaram-se e desempenharam um papel fundamental na Administração Pública! Eu pessoalmente vou enviar candidatura e aconselho a todos possuidores de lic. em direito para fazerem o mesmo... o estágio deverá contar para alguma coisa!

Mariana MD disse...

Olá a todos! ALguém sabe porque é que os nomes desapareceram da BEP?

Maria disse...

Olá a todos!
No organismo onde eu estagiei, estão a ocorrer novas contratações...actuação que me causa enorme preplexidade.Então eu estive lá a trabalhar como uma doida para nada...a fazer o que ninguém queria fazer...
O que me explicaram, e não sei a verdade disto, é que é em regime de prestação de serviços nós nao temos prioridade nenhuma...
Alguém sabe se isso é verdade?
Caros colegas, a verdade , nua e crua, é que nós não contamos para nada´, fomos usados e agora temos que nos mexer SOZINHOS...
O sistema é assim...Não sei se há alguma coisa que possamos fazer...!
Se alguém tiver alguma sugestão a fazer...agradecia que a partilhasse, afinal a união faz a força.
Beijocas e boa sorte

Maria disse...

Quanto ás mexidas na BEP acho que têm a ver com erros.
Digo isto, pois reparei que havia nomes que estvam introduzidos duas vezes e em áreas funcionais diferentes...
Além disso, muitas pessoas só foram agora introduzidas...
Novidade? É a administração Pública que temos...e nós bem conhecemos.

Unknown disse...

Olá colegas,
pois é depois do estágio todos gostariamos que o nosso esforço e dedicação não fosse em vão, mas até agora... se souberem de novidades digam.
Bjs

Sofia Melo disse...

saudações, caros colegas.
pois é, decorridos tantos meses desde o fim dos estágios, só verificamos que o governo sabia de antemão muito bem o que estava a fazer. os serviços estão a contratar, a mobilizar, e nós ficámos de fora. no serviço onde estive, por um dos técnicos ter ido para outro serviço, ficou uma vaga aberta. mandei a minha candidatura espontãnea, à qual responderam claramente que as vagas estavam congeladas. Acabei por vir mesmo embora, e acabaram por por lá um funcionário vindo de um serviço que havia sido extinto, uma pessoa com muitos anos de carreira, que nunca lidou com qualquer tipo de serviço como o que vai fazer, e que conta já muitos anos de carreira (com os respectivos vícios e privilégios), aguardando a idade certa para uma choruda reforma. Querem saber? quem perde são os serviços. nós, de uma maneira ou de outra, somos capazes de nos safar sozinhos. Se fomos capazes de aguentar 12 meses de serviço como o que fizemos, e ainda ter boas notas, temos que levantar a cabeça e provar que merecemos um lugar ao sol. Eu tive que abraçar outra actividade muito diferente do Direito, ainda que ainda precise dele, e apesar das muitas dificuldades que tenho tido, sei que vou conseguir.
Faço votos que todos os meus colegas tenham saído da situação de desmprego, ou estejam em vias disso. Desejo-vos a melhor das sortes, e espero que não deixem morrer este blog. pode sempre servir para partilhar experiências, não?