terça-feira, 24 de abril de 2007

A UNIÃO FAZ A FORÇA! - Mobilizem-se

Bom dia!
Recebemos um e-mail de Daniel José Marques Pinto que propõe que façamos seguir o seguinte e-mail:

Ao Sr. Primeiro – Ministro, os mais respeitosos cumprimentos.
Ao ingressar no programa de estágios PEPAP aceitamos uma cláusula contratual não escrita:
Sabíamos que vínhamos contribuir para um número, diminuindo simultaneamente um outro.
Sabíamo-lo, aceitámos tal cláusula que nunca se escreveu como parte da nossa contra-prestação nesta relação sinalagmática que mantivemos com o Estado.
Em troca, esperávamos do Estado mais do que uma bolsa, palmadinhas nas costas, elogios e agradecimentos fugidios e anónimos, um ano inteiro a assistir aos sucessivos e pachorrentos cortejos de concursos internos.
Esse mais nunca apareceu.
Foi um ano em que estivemos à experiência, o dobro do tempo que se considera razoável para fins de experiência mútua no âmbito das relações laborais. Consta que fomos periodicamente avaliados.
Afinal, parece que não valemos a pena, somos todos e sem excepção uns incompetentes embora tudo o que possamos ter assistido e presenciado ao longo de um ano.
Mais: Saímos elucidados, saímos sabendo ler o que está escrito no silêncio que nos é destinado e saímos fazendo-o enquanto cidadãos e contribuintes.
As tarefas que no âmbito do estágio PEPAP me couberam, por opção e por sorte, foram-no num campo da actividade do Estado marcado pela bilateralidade, pese embora os múltiplos de milhão que defronta diariamente. Uma actividade onde se está com o Estado ou contra o Estado, de um lado a pungente necessidade de arrecadar receitas públicas, pelo outro, todos e cada um de nós e nossos veículos de riqueza (que como é natural pretendemos manter íntegros, uns de forma legítima, outros mesmo ilegitimamente).
Perante tal bilateralidade, foi a opção estratégica de nos formar e largar verdadeiramente reflectida?
A incapacidade demonstrada em aproveitar e valorizar uma medida com sua inconfundível assinatura política é igualmente reflectida?
Não nos caberá induzir a resposta, não sem antes receber uma explicação que seja, uma benfazeja prestação de contas na qual crescentemente nos interessamos, cada vez mais enquanto cidadãos e cada vez menos enquanto espécie de agentes da administração pública.
Por tal, sou de lhe apresentar os meus melhores cumprimentos, certo de que um assunto que interessa directamente a cerca de 3.000 jovens cidadãos nacionais, os quais foram durante um ano seus colaboradores, será meritório da sua melhor atenção.


Daniel Marques Pinto (Estagiário Pepap/DGCI)

Instruções: Caros colegas, na sequência das mudas repercussões que iniciativas anteriores mereceram, decidi enviar este e-mail para as entidades mencionadas nos campos “Para/To” e “Cc” (em baixo). Convido-vos a repetir o meu gesto caso partilhem deste ponto de vista, rogando-vos que, caso assim o entendam. Uma torrente de e-mails é mais incómoda que um único e-mail, além de que os custos administrativos desta operação acabam por ser ridículos (porventura tão ridículos quanto os seus resultados, mas ainda assim…).
1- Utilizem as moradas abaixo indicadas (copy/paste).

2- Antes de enviarem o vosso e-mail para as entidades indicadas peço-vos apenas a fineza de apagarem estas instruções.
3- Enquanto estagiário DGCI aconselho o envio a estas entidades também:
gab.mf@mf.gov.pt, seaf@mf.gov.pt,
4- Aos Estagiários PEPAP em geral sugiro o envio para a Direcção-Geral, Secretário de Estado e Ministro a quem tenham estado afectos.
5- A difusão deste e-mail (com as instruções inclusive) por todos os Estagiários PEPAP de que tenham conhecimento é agradecida, e por tal, longe de ser mandatória.
6- Obviamente, o 2º corpo do texto prende-se com conteúdo funcional do meu estágio pelo que julgo que seria indicado que o substituíssem pelo vosso próprio testemunho, mantendo no entanto os restantes corpos do texto excepto, talvez, a primeira interrogação no segmento “Perante tal bilateralidade”.

Para/to” – pm@pm.gov.pt
“Cc”- belem@presidencia.pt, gabpar@ar.parlamento.pt, correio@lisboa.sta.mj.pt, tribunal@tribconstitucional.pt, provedor@provedor-jus.pt, dirp@sg.mai.gov.pt, gcrp@sg.mdn.gov.pt, gmj@mj.gov.pt, gp@ps.parlamento.pt, gp_psd@psd.parlamento.pt, gp_pcp@pcp.parlamento.pt, gp_pp@pp.parlamento.pt, blocoar@ar.parlamento.pt, PEV.correio@pev.parlamento.pt

2 comentários:

Unknown disse...

Por favor, INSCREVAM-SE TODOS E EM MASSA OS CENTROS DE EMPREGO!!!
Com mais de 3000 inscritos em poucos meses, especialmente jovens e licenciados, as estatísticas vão ser complicadas de mascarar e a vergonha política vai ser pesada no Governo. Não se esqueçam que o pepap deu muito jeito ao Governo para limpar listas de desemprego do fenómeno do desemprego qualificado.
Assi, sabota-se a retórica de merda de que as qualificações são importantes, blá blá, quando o país quer é empregados de mesa, pedreiros e vendedores de casas...
Garanto que o aumento que as vossas inscrições vão trazer não vai deixar de ser notado.

Boas Sorte, e lembrem-se que o futuro é nosso e não da velha e gorda abrilada de 74, que tudo comeu e que deixou a conta para nós pagarmos...

Blog se vê ... a Lua disse...

Sou mais uma colega Pepap - estagiei num Centro Emprego! -- Boa no dia seguinte reincrevi-me lá de novo!

Abaixo o uso e abuso de todos os estagiários!